Criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estes vídeos que estou colocando abaixo falam sobre a depressão. Diferente de diversos outros vídeos sobre este assunto, estes vídeos são bem didáticos. Isto faz com que todos consigam entender ou pelo menos ter uma ideia do que é a depressão. Os vídeos usam uma linguagem bem acessível e não são nem um pouco chatos. Este é um grande diferencial em relação aos outros, que normalmente são massantes e longos. Falar sobre este assunto já não é fácil, tentar explicar para quem não consegue entender, pior ainda. E pedir para alguém assistir a um vídeo longo e monótono não vai adiantar. A pessoa vai abandoná-lo na metade ou então não vai prestar muita atenção.
É importante entender como “funciona” a depressão
Você pode mostrar estes vídeos para quem sofre com esta doença e para quem precisa compreender como funciona esta doença, por conviver ou conhecer alguém com depressão. Principalmente as pessoas que estão ao redor do deprimido (família, amigos, colegas de trabalho) acabam dando conselhos esdrúxulos para ele. Isso quando não o culpam por estar assim.
É comum os doentes ouvirem coisas como “mas você tem um bom emprego, uma boa família, não tem motivos para estar assim”, ou “é só você sair um pouco! É só fazer atividade física!”. Outros chegam a insinuar que ele está assim por falta de vontade ou por preguiça. Há ainda os que confundem a depressão com tristeza e, se não encontram o enfermo chorando em algum canto, dizem que ele não tem nada ou que está fingindo para obter alguma “vantagem”. São tipos de atitude que acabam piorando a situação, tornando mais árdua a luta contra a depressão. É comum ver isto acontecer, pois a falta de conhecimento sobre o assunto é enorme. Aliás, muita gente se acha especialista no assunto sem nunca ter passado pelo problema nem lido nada a respeito.
Os vídeos do cachorro preto (a depressão)
O primeiro vídeo explica os sintomas de depressão, fala um pouco sobre o que é a doença. O segundo vídeo mostra às pessoas como deve-se tratar quem está com depressão e como ajudar no tratamento e principalmente, o que não deve-se falar. É muito importante divulgar estes vídeos, isto ajudará as pessoas a compreenderem um pouco mais sobre este distúrbio.
Dicas sobre depressão