Você já deve ter ouvido muito sobre a serotonina. Aliás, é comum ouvirmos seu nome principalemente quando o assunto é depressão, não é mesmo? Mas você sabe realmente o que é a serotonina? Sabe como ela funciona e onde ela é encontrada? Sabia que ela é responsável por muitas funções do nosso corpo?
Compreender bem todas funções da serotonina e saber como aumentar o seu nível pode ajudá-lo a se sentir bem melhor. E o mais importante: de uma forma natural!
Este artigo foi escrito justamente para você ter acesso a estas informações de uma forma simples e direta. Será explicado um pouco mais sobre este neurotransmissor e você verá que ele é muito mais importante do que você imaginava!
O que é a Serotonina
Não há como fugir, é preciso falar um pouco da parte “técnica”. Mas será apenas uma breve explicação para que você fique sabendo direitinho do que se trata a serotonina!
Entretenimento e grandes prêmios esperam por você na plataforma Ninecasino . Registre-se agora!
Primeiramente você precisa saber o que são neurotransmissores. Eles são uma espécie de mensageiros do cérebro. São substâncias químicas que permitem que os neurônios comuniquem-se entre si e com outras células do corpo. Por este motivo são importantíssimos para nossas funções vitais.
Existem diversos neurotransmissores, sendo a serotonina um deles. Porém, ela merece destaque entre os outros, tal é sua importância para nosso organismo.
Cientificamente falando, a serotonina é um complexo químico cerebral que transmite informações por todo o cérebro e pelas células do corpo. Sua composição química: 5-hidroxi-triptamina, ou 5-HT.
Este neurotransmissor contribui para a sua saúde e para o seu bem-estar geral influenciando uma ampla gama de funções fisiológicas e psicológicas. Simplificando: a serotonina é um hormônio que regula o sono, o apetite, a temperatura corporal, a libido, a regulação endócrina, a função cardiovascular, a sensibilidade, o humor e as funções intelectuais.
Como é produzida a serotonina
Esta parte é interessante. A serotonina é produzida apenas no cérebro e no intestino, a partir do triptofano. Porém ela é encontrada principalmente em três áreas do corpo: na parede intestinal, nos grandes vasos sanguíneos constritos e no sistema nervoso central.
Ou seja, ela não atua apenas no cérebro, como muitos pensam. Pelo contrário, é encontrada em muito mais partes do nosso corpo!
Desequilíbrio nos níveis de serotonina
As pessoas que sofrem com os sintomas de ansiedade e depressão muitas vezes têm desequilíbrio dos níveis de serotonina em seus corpos.
Outros sintomas da deficiência de serotonina são: compulsão alimentar, ser excepcionalmente sensível à dor, distúrbios digestivos, baixa auto-estima, sensação de opressão, insônia, enxaqueca e função cognitiva fraca.
Certamente você não imaginava que a serotonina tinha tantos papéis importantes no nosso corpo, não é mesmo? Por este motivo que seus níveis são uma chave para determinar a saúde física e mental!
Funções da Serotonina
Como você já viu, a serotonina é muito importante para nós. Mas
só saber que ela é importante não basta, você precisa mais! São muitas suas funções e você vai entender cada uma delas abaixo:
Digestão
Sim, a serotonina é importante para a sua digestão! Cerca de 80 a 90% do suprimento deste neurotransmissor do seu corpo é encontrado nas células enterocromafins, que revestem o estômago e os intestinos.
É ela que regula os movimentos peristálticos (ou contrações peristálticas), que são responsáveis pelo movimento involuntário dos alimentos através do sistema digestivo.
Quando você come algo tóxico ou que cause alguma irritação, mais serotonina é produzida no intestino. Desta forma agiliza-se o trânsito intestinal e o que foi consumido é expelido na forma de diarreia.
Este aumento nos níveis deste componente no sangue também pode causar náuseas, estimulando a área responsável por isso em seu cérebro.
Saciedade
Outra função que talvez você não soubesse! A serotonina também tem um papel na sinalização da fome e nos desejos por carboidratos. A serotonina regula o apetite modulando a ingestão de alimentos e criando uma sensação de plenitude.
Ou seja, ela é importante para controlar a sua fome também!
Atividade sexual
A serotonina também é chamada por alguns de “neurotransmissor do prazer”. Porém, em excesso, ela pode atrapalhar o desempenho sexual. Isso acontece porque o excesso desta substância faz com que a libido caia, interferindo no orgasmo.
Por este motivo que uma pessoa que usa algum antidepressivo que melhore a transmissão de serotonina no nosso cérebro pode ter a libido diminuída. Também explica o motivo de certos antidepressivos serem ministrados a pacientes com problemas de ejaculação precoce.
Ciclo do Sono
A serotonina é necessária para produzir melatonina, o principal neurotransmissor envolvido na regulação do ritmo circadiano. Ela ajuda a estabelecer um ciclo de sono saudável, estimulando o sono de qualidade.
Longevidade
Sim, interfere nisso também! Ela é necessária para o correto funcionamento dos seus músculos, do sistema cardiovascular, endócrino e imunológico. Ou seja, a serotonina também tem um importante papel na manutenção da densidade óssea.
Estudos demonstraram que um alto e persistente nível de serotonina nos ossos pode levar ao aumento da osteoporose.
Já a deficiência de serotonina aumenta, por sua vez, o risco de doença cardíaca, demência e doença de Alzheimer. Além disso, pode contribuir para agravar os sintomas de asma, fibromialgia e enxaqueca.
Resumindo, os níveis precisam estar bem regulados, nem muito, nem pouco!
Melhora do humor
Você já ouviu falar da “molécula da felicidade“? Esta molécula é a serotonina. Ela é chamada assim por seu papel em melhorar o humor.
Com as quantidades adequadas de serotonina é criado um equilíbrio e você se sentirá mais feliz, relaxado e autoconfiante. Isso também ajuda na prevenção da depressão, da ansiedade e da agressividade, acalmando o cérebro.
Comportamento social
Outra importante função da serotonina: ela desempenha um significativo papel na regulação de emoções agressivas durante a tomada de decisão social. Ou seja, ela influencia diretamente o seu comportamento.
Coagulação do sangue
Nisso ela também é importante! Coagular o sangue para fins de cicatrização!
A serotonina é liberada pelas plaquetas quando há uma ferida, facilitando a vasoconstrição (contração dos vasos) para reduzir o fluxo de sangue e ajudar na formação de coágulos sanguíneos.
A influência da serotonina na memória
Você anda meio esquecido? Pois é… saiba que pesquisas mostram que a serotonina influencia a memória.
Com baixos níveis deste neurotransmissor é difícil prestar atenção, formar novas memórias e aprender. A consolidação da memória fica prejudicada, o que pode levar a pessoa a esquecer nomes, novas informações e até mesmo anos inteiros de sua vida.
Isso significa que seus pequenos esquecimentos podem ser causados por insuficiência de serotonina. Claro que problemas de memória podem ser causado por vários outros motivos, só um médico pode ajudar a descobrir isso.
Como Aumentar os Níveis de Serotonina Naturalmente
Certo, já entendemos que níveis inadequados deste componente pode nos causar sérios problemas. Mas como fazer para aumentar seus níveis em nosso corpo, de forma natural? Vamos ver a seguir o que podemos fazer:
Coma proteína animal
Muitas vezes esquecemos que “pensamentos” e “sentimentos” não são apenas coisas efêmeras flutuando dentro de nossas cabeças sem um representante material. Todo pensamento, sentimento, emoção ou humor que experimentamos é uma coisa física feita de matéria.
Nós não “nos sentimos melhor” simplesmente. Para nos sentirmos melhor, fabricamos serotonina usando um aminoácido chamado triptofano.
A proteína animal é uma fonte confiável de triptofano, seja ela de peru, ovos, laticínios, de carne bovina, cordeiro, frango ou peixe. Estudos mostram que a proteína do soro de leite e a proteína do ovo também aumentam bastante a disponibilidade de triptofano no cérebro.
Receber muita luz natural
Você já deve ter percebido que em dias de sol ficamos mais dispostos que em dias nublados, não é mesmo? Isso acontece porque a luz solar é um ativador direto da síntese da serotonina. Quanto mais brilhante a luz solar, maior a produção de serotonina.
Isso pode explicar a depressão sazonal, em que a depressão aumenta durante os meses mais frios e escuros. Também pode explicar porque a exposição ao sol aumenta a função cognitiva tanto em indivíduos deprimidos como nos saudáveis, ou porque a exposição à luz intensa previne o mau humor após o consumo de triptofano.
Quando falamos em luz brilhante não estamos nos referindo necessariamente a luz solar total. Sair em um dia nublado, no final do outono, irá expô-lo a uma luz muito mais brilhante e natural do que a que você é exposto sentado dentro de casa com as luzes acesas.
Uma das principais razões pela qual o inverno é pior para a serotonina é o fato das pessoas serem menos propensas a sair de casa e enfrentar o mau tempo. Agora que sabe disso, tente sair mais de casa, mesmo nos dias cinzentos de inverno!
Outra coisa, receba sua dose de luz o mais cedo possível. Dez a quinze minutos a pé logo depois do sol nascer (sem óculos de sol, tome um banho de luz) definirá como será o seu dia!
Obtenha sua vitamina D
É a vitamina D (que sintetizamos a partir da exposição ao raios UVB) que possibilita a conversão do triptofano em serotonina.
Eu recomendo que você produza a maior parte de sua vitamina D através do sol. É melhor regular dessa forma pois você ainda tem o benefício adicional de receber muita luz natural.
Talvez seja necessário complementar, pois principalmente durante as estações mais frias a exposição ao sol é menor. Mas neste caso eu aconselho você consultar um médico para saber a dose correta para você.
Coma frutos do mar
Os frutos do mar não apenas fornecem grandes quantidades do aminoácido triptofano, mas também os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, encontrados na gordura marinha. Ou seja, eles aumentam a produção de serotonina no cérebro e melhoram o seu transporte entre os neurônios.
Não evite carboidratos totalmente
Os carboidratos aumentam a insulina, que transporta os aminoácidos através do sangue para as células. Isso faz com que o triptofano seja o aminoácido dominante na corrente sanguínea.
Muita gente gosta das dietas com baixo teor de carboidratos (as famosas dietas low carb). Se você é uma dessas pessoas, considere aumentar um pouco a ingestão dos carboidratos.
Coma Curry (Caril)
A cúrcuma surgiu nos últimos anos como um poderoso antidepressivo, em muitos casos se igualando ou mesmo superando os efeitos dos antidepressivos prescritos. É que a cúrcuma aumenta os níveis de serotonina no cérebro proporcionalmente à dose ingerida.
Então, talvez você precise de curcumina, o polifenol isolado encontrado na cúrcuma, para realmente ter efeito sobre a depressão.
Claro que você não vai substituir seu medicamento por um frango ao curry, não é isso! Mas se você não sofre de depressão ou de transtornos de humor baseados na serotonina, cozinhar com o açafrão-da-terra pode ajudar a regular os níveis de serotonina. De quebra você aprende a fazer novos pratos! 🙂
Mexa-se!
Saia já do sofá! É que atividade física aumenta a serotonina, e isso ocorre de duas maneiras.
Primeiro, pela ativação de neurônios motores que aumentam a taxa de disparo dos neurônios de serotonina, aumentando assim a síntese e liberação de serotonina.
Em segundo lugar, o exercício eleva consistentemente os níveis de triptofano no cérebro, mesmo horas após a prática.
No início pode ser um pouco difícil, mas à medida que você for praticando atividade física, vai querer praticar sempre e vai sentir-se cada vez melhor!
Receber uma massagem
Não conheço ninguém que não goste de uma boa massagem. Você conhece? Receber uma massagem aumenta a serotonina em 28%! Um bom argumento para pedir uma massagem, não é mesmo?
Conclusão
Bom, agora você já sabe bem mais sobre a significância da serotonina na nossa saúde e também conhece algumas formas de obtê-la.
Se você sofre de depressão ou algum outro problema de saúde, procure sempre um médico. Não tente resolver o problema sozinho pois pode ser perigoso.
Mesmo que sua opção seja buscar uma forma natural de tentar resolver seu problema, somente um profissional da saúde poderá ajudá-lo a fazer isto da melhor forma, sem correr riscos desnecessários.
Ah! Não esqueça de avaliar este artigo e deixar seu comentário aqui embaixo!
Fontes: